O PROJETO

       A expressão "produto de terroir" [lê-se terroar] é usada para designar um produto próprio de uma área limitada, levando em consideração fatores como clima, temperatura, vegetação, cultura etc. Uma estratégia muito utilizada na Europa [especialmente com vinhos e queijos] para criar e entregar valor agregado a produtos de microrregiões do interior, sobretudo através de pequenos produtores. Criar valor é criar importância; é com base neste conceito que desenvolvemos este projeto.

        Preservar a cultura de um lugar não é apenas resgatar o passado. É preciso compreender as diferenças e os limites de cada período. É essencial avivar valores e fortalecer os vínculos das pessoas com o lugar. O projeto de resgate da história e incentivo aos produtores de doce caseiro de Poço Fundo é um trabalho estratégico da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe-PE, desenvolvido na gestão do prefeito Edson Vieira através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente.

A produção de doce caseiro, no distrito de Poço Fundo, remete à década de 1930. É uma das atividades produtivas mais antigas de Santa Cruz do Capibaribe, mais antiga que a própria atividade confeccionista, referência histórica do município. O doce caseiro de Poço Fundo é mais um capítulo da rica história da capacidade criativa e empreendedora de nossa gente.
O projeto de resgate da história e incentivo aos produtores de doce caseiro de Poço Fundo estrutura seus objetivos em quatro pilares fundamentais, são eles: - Valorização e preservação da cultura do doce em Poço Fundo - Preservação e valorização da própria história das pessoas e do lugar - Valorização do produto e do produtor no mercado - Promoção da cultura empreendedora e criação de oportunidades e possibilidades de negócios No mais, é mão na massa, ou melhor, no doce! É trabalhar e fazer acontecer!


Bruno Bezerra 
Secretário de Desenvolvimento Econômico, 
Agricultura e Meio Ambiente de Santa Cruz do Capibaribe-PE